.::AcTioN StudioS::. -Estréia: Neon Genesis Evangelion, assista já! e também: Novos Jogos - StarWars Battle gold e Stargate Universe "Space" -Mas Fique ligado, novos jogos estão chegando em breve! - A visualização de alguns arquivos vai depender das configurações de seu sistema! - Aprenda a criar jogos, vídeos e muito mais! - Jogue os melhores jogos que já foram desenvovidos pela AcTioN StudioS! - Fique ligado na nova mini serie: Mata Nui Saga! - .:: AcTioN StudioS ::.

M.U.G.E.N. Tutorial

Bem, a AcTioN ficou um bom tempo sem fazer nada.......
Mas agora é diferente, pois o ano esta acabando, e como podem ter visto, o ano foi cheio de novidades.
Para entrar no clima de 2011, vamos apresentar a todos um jogo Retrospectro.
Conhece o M.U.G.E.N.? Se o caso for não, você vai amar!
Se trata de um jogo de luta em que você seleciona os personagens que irão lutar, a ordem de importancia, e muito mais. É possível criar seu próprio personagem, mas para isso tudo, é preciso aprender a programar.
Não requer nenhum programa muito avançado, por isso, é disponivel a todos. Quer saber o bom disso tudo? A AcTioN leva o M.U.G.E.N. até você. Também vamos lhe ensinar o basico da programação. Fique ligado, e faça a Elecbyte sentir inveja...

Passo 1: Downloads:

Bem, vamos começar com o nosso primeiro Tutorial de como fazer o seu M.U.G.E.N.
Basta ter os arquivos que você consegue fazer maravilhas com pouca programação...
Aqui estão alguns arquivos que podem lhe ser uteis no processo de criação:
Este é o M.U.G.E.N. na forma original: DOWNLOAD (Faça o Download da versão desejada)
Mas existe os que foram alterados e estão prontos para jogar e alterar (da forma que VOCÊ quer): DOWNLOAD mirror1 , DOWNLOAD  mirror2
Estes arquivos, serão alterados por programas ou pelo Windows mesmo (Bloco de notas...).

Passo 2: Edição simples: Adicionar CHAR's:

Você deve estar se perguntando o que é CHAR, não é mesmo? Bem, CHAR significa CHARACTER!
Para adicionar um CHAR, é nescessario diversos arquivos. E todos estarão em pastas, subpastas...
Tipo assim (arquivos nescessarios):

Depois Abra a Pasta CHARS (mugen/chars/ ):

E então aparecerá as pastas de cada personagem.
Cada Personagem tem os seguintes arquivos:

  • DEF: O chamado "arquivo de definições". Esse arquivo, quando no char, define os arquivos utilizados pelo mesmo, tais como o de sprites SFF, de animações AIR, as paletas ACT, os arquivos de programação CNS e os de comando CMD. Também se define, a partir de versões mais recentes, arquivo de "Intro" e "Ending", que são animações coordenadas em outros arquivos, um DEF e outro SFF. Como foi dito, o arquivo DEF também pode ser um arquivo de definição para uma intro ou um ending. Também é verdade que o arquivo DEF serve como um arquivo de definição para stages, de forma similar ao de intro e ending. Além da programção, é possível encontrar mais desses arquivos na pasta DATA do Mugen, onde existe, junto com arquivos CFG, como definidores do "screenpack".
  • CNS: Neste formato, se econtram as Constantes e as Definições dos States, considerado o principal arquivo dos Chars. Esses arquivos, por conterem os códigos dos chars, contêm copyright de seu respectivo autor, portanto a cópia de qualquer codigo sem a devida autorização é severamente recriminada e punida nas maiores comunidades de M.U.G.E.N., embora a própria Elecbyte tenha decretado que pelo arquivo ser baseado em texto e processado pela engine dessa maneira, os usuários/criadores poderiam aprender entre eles. No entanto, há uma grande controvérsia entre os criadores em questão ao uso de códigos não-autorizados. Existem criadores que permitem a total utilização de seus arquivos, outros que exigem o chamado "crédito", que nada mais é do que citá-lo na documentação do char, e outros ainda que não permitem qualquer tipo de cópia, seja de código ou de sprites, embora esses últimos não pertençam a eles.
  • SFF: É o formato dos arquivos, onde é localizados as sprites (imagens) dos chars, baseado em imagens no formato
  • PCX. As imagens seguem uma regra de que devem possuir um fundo "transparente", que nada mais é do que uma cor não utilizada pelo char posicionada em um "Box" estratégico para que o Mugen (ACT), ao ler o pixel com a "cor transparente", não desenhe nada. 
  • AIR: Arquivo que contém as animações dos chars, feitos com as imagens do SFF. As animações são compostas por frames, que nada mais são do que a programação de uma ordem definida de sprites, setados em uma determinada posição em relação ao eixo do personagem e um tempo de duração desse sprite na tela. Além dos frames, cada animação possui as chamadas "caixas de colisão", que definem a área de acerto no corpo do char. Essas caixas devem ser definidas pelo criador.
  • SND: Arquivo onde se localizada os sons dos chars, baseado em arquivos de áudio no formato WAV.
  • CMD - Comandos do personagens (tipo as teclas de movimentos, combinações...)
  • ACT: Os arquivos deste formato, guardam as cores utilizadas nos sprites dos chars . Chamado de "paleta" pelos criadores, o Mugen suporta até 12 delas, cada uma escolhida por um botão - A, B, C, X, Y, Z - ou pela combinação dos botões anteriores com o botão START.
  • E outros arquivos opcionais...
Você visualizará desta forma:

Passo 3: Testando personagens:
 Toda vez que você quiser testar o seu jogo basta clicar em winmugen (ou o seu executavel do jogo):
Existem configurações que precisam ser ajustadas caso o jogo não rode em seu computador.
Essas configurações estão em "mugen.cfg":
Este é outro passo que aprenderemos em breve...
É bom você apenas adicionar personagens que não nescessitem de arquivos além destes dentro da pasta "DATA", caso contrario, o seu mugen vai dar um erro dizendo qual arquivo está faltando...
Em via de dúvidas do porque o M.U.G.E.N. não abra, me passe um e-mail com o seguinte nome: "DUVIDA - MUGEN." meu E-MAIL: actiongav@oi.com.br

 Passo 4: E que se inicie a loucura...

 Agora é a hora, a coisa vai ficar bonita... Vamos passar para uma nova etapa: Desenvolvendo seu estilo:
Muitos mugens tem seus proprios ADDONS, e você pode escolher o seu.
Basta ter os arquivos e saber adicionar ao mugen.
Etapa 1: conseguir addons: Os addons são constituidos de varios arquivos (minímo seis)
DOWNLOAD (ainda não disponivel)
Depois é só aplicar ao seu mugen na pasta data. Caso tenha que mudar as configurações, tome cuidado pra não detonar o jogo. Um errinho e você se perde por completo em meio a tanto arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário